• comunicacao5322

Empresas signatárias do Pacto Global da ONU criaram o grupo “União à Saúde”

A Prefeitura de Birigui, signatária do Pacto Global da ONU, promoveu uma aproximação com empresas do município que também seguem a agenda da ONU.

Formado por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda visa implantar, até 2030, esses objetivos em todos os países do mundo.


Empresas de Birigui que possuem estratégias de governança corporativa focada em um dos 17 ODS e a Prefeitura Municipal criaram o grupo “União à Saúde”, que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Covid-19, doença que está assustando o mundo.


Por parte da Prefeitura de Birigui, existe uma Comissão Executiva Municipal, presidida pelo servidor público Eliel Robson, que também é colaborador de uma empresa signatária do Pacto Global da ONU, a ITB Equipamentos Elétricos.


O grupo elegeu os Objetivos 3 e 17 (Saúde/Bem Estar e Parceria/Meio de Implementação) para promover aquisição de EPI (Equipamento de Proteção Individual – EPIs) e insumos hospitalares para as equipes da saúde pública municipal, entre elas o Pronto-Socorro, a Santa Casa, UBSs, entre outros.


A pedido do grupo, a Santa Casa de Birigui e Secretaria Municipal de Saúde apresentaram um lista com insumos prioritários. O grupo fez uma pesquisa de preço, realizou a compra e dividiu entre seus integrantes.


A campanha para ajudar o enfrentamento do coronavírus foi lançada no dia 21 de março e em uma semana conseguiu fomentar outras empresas parceiras de vários setores, entre elas o SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), ACIB (Associação Comercial de Birigui), Instituto Federal Campus Birigui, além de uma equipe de voluntários.

Através de articulações de vários atores do grupo, foi possível conseguir o fornecimento de 1.400 óculos de proteção, 540 protetores facial, 48.032 máscaras descartáveis, 24.500 luvas descartáveis, 5.200 toucas, 705 litros de álcool em gel, 155 litros de hipoclorito de sódio 1%, 130 borrifadores, 30 rolos de perflex e 4 tappower de 50 litros, 260 macacões incolor, 1.303 cestas básicas.


CONFECÇÃO

O grupo também conseguiu matéria prima para a confecção de 1000 protetores faciais, e aventais de proteção. O material está sendo confeccionado e será destinado para a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade de Birigui. A entrega deverá ocorrer nos próximos dias.


“Neste momento de pandemia do coronavírus, estamos adquirindo EPI´s e insumos hospitalares para unidades de saúde que fazem os atendimentos aos pacientes de Birigui e região no combate a pandemia”, explicou Eliel Robson, um dos idealizadores do grupo.

“Varias ações estão em andamento, decorrentes das articulações do grupo, sendo o destaque a confecção de protetor facial pelo Instituto Federal de Birigui e empresas parceiras, para todos os profissionais de enfermagem e médicos de toda a rede pública de Birigui”, frisou ele.


Outra ação do grupo é o trabalho voluntário de arrecadação de gêneros alimentícios, que serão destinados para famílias em vulnerabilidade social cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social.


Para doar ou participar, basta procurar um dos pontos de coleta:

Colégio Liceu (Rua Aurora, 1.083, Jardim Perola. Telefone 3641-2598)

Secretaria de Assistência Social (Rua Roberto Clark, 543, Centro. Telefone 3644-9014)

SINBI (Rua Roberto Clark, nº 460, Centro, Telefone 3649-8000)

Fundo Social de Solidariedade (Rua Santa Tereza, nº 365, Vila Troncoso. Telefones 3643-1239 / 3643-1231)


EMPRESAS QUE REALIZARAM DOAÇÕES:

ITB Equipamentos Elétricos;

Metal Meta Precision Parts;

Colégio Liceu;

Espaço Amadeu;

Dallf Meias;

Daiane Brindes;

Moreti Usinagem;

Metalurgica Alpha;

Fiveltec;

Yázigi Birigüi;

Familia Sanches Liranço e voluntários;

Tânia Ponciani e voluntários: Roberta Antunes, Laercio e Glaucia, Beto Gouveia, Marisa e Odair, Cristiane Bortolo e Cris Santos;

Klin Produtos Infantis;

Farmácia Futura;

Construloc Construções;

OGB Ind e Com motopeças;

Marlene Polizel doces finos;

Pampili;

Instituto Federal de Birigui;

Artemidia;

Gráfica VRA;

SINBI

ACIB

Rosimeire Demarque Quirino

Clarice Polizel

Solis

Pé com Pé

Terra Boa Empreendimentos Imobiliarios

Metalcromo

Calmart

Cristiano Salmeirão

Mauro Pioli

Supermercado Bandeirante

Medimport

Luiz Antonio Borela

Qualifico Assessoria e Consultoria LTDA

Biripast;

USP;

USFCAR;

Pedro Garcia;

Grupo Nelore do Golias, Proprietário Dr Flavio Teles de Menezes.

Gracia & Tozzi Sociedade de Advogados,

Frasquim Embalagens (Guarulhos)

Transportadora Rebecchi

Articulador do Grupo União a Saúde: Eliel Robson

Colaboradores voluntários – Cotações e compras: Fabiano Iassia e Anderson Eugênio

Colaboradora voluntária – Assessoria técnica na aquisição de insumo hospitalar: Evelise Pires Cogo Simão.

Colaboradora de distribuição Sandra Mari

Colaboradores: Carlos Farias e Bispo Tenório.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa

0 visualização0 comentário